sábado, 19 de julho de 2014

Números do Datafolha: Quem é que deve se preocupar, mesmo?

Análise bastante pertinente dos números oferecidos pelo instituto Datafolha circula na internet, mostrando quem realmente deve se preocupar com essa pesquisa em que aparece um suposto empate técnico, num suposto segundo turno, supostamente entre Dilma e Aécio Neves. Dilma estaria empatada com Aécio Neves numa simulação de segundo turno. Diz a análise: Então, tá. Vamos destrinchar os resultados e comparar com os números de 2010? Antes de mais nada, nem o segundo turno está definido ainda. Enquanto todos se apegam ao Dilma tem 36% e Aécio 20%, poucos se dão ao trabalho de fazer as continhas: Dilma tem o mesmo percentual de intenção de votos que todos os outros candidatos (Aécio, Eduardo e nanicos) somados. Então, temos que Dilma 36% X 36% os outros somados. Portanto, segundo turno ainda é incerto. Mas vamos falar do que causou a celeuma, o segundo turno. Aécio subiu muitos pontos. Mas, mesmo assim, o empate é técnico, pois o embate está a Dilma 44% X 40% para Aécio. Agora vamos comparar os números do Datafolha de julho de 2014 com os números do Datafolha de julho de 2010, quando Dilma Rousseff concorria com José Serra. Nessa época, Dilma tinha 39% contra 38% de Serra, no primeiro turno. Empate técnico. Detalhe: Aécio, quatro anos depois, tem praticamente metade dessas intenções de voto de Serra. E, segundo essa mesma pesquisa antiga, numa suposta simulação de segundo turno, a briga estava 47% a 45%. Com José Serra na frente. Pois bem. Em 2014 temos um candidato tucano com bem menos intenção de voto e um suposto segundo turno supostamente empatado. E uma presidenta candidata à reeleição, com um governo com 70% de aprovação (32% de ótimo/bom + 38% de regular). Ademais, segundo essa mesma pesquisa, 58% dos entrevistados acreditam que a inflação vai ficar como está, apenas 12% dos entrevistados acham que sua própria situação econômica vai piorar e 70% acreditam que não correm o risco de ser demitidos. Fica a pergunta: quem é que deve perder o sono com essa pesquisa, mesmo?

É demais
O Correio Braziliense já fala de empate técnico entre Dilma e Aécio. Santa paciência, né?

Mais que demais
Na última pesquisa divulgada pelo Datafolha, consta no primeiro turno um percentual de 27 a 28% de nulos/não sabem. No segundo turno entre Dilma e Aécio, o percentual de nulos/não sabem cai para 16%. Uma diferença de 12% que cai no intervalo de um minuto entre uma pergunta e outra. O mais grave é que todos os 12% de eleitores que não sabiam ou não queriam votar no primeiro turno, ao decidirem, correm todos para Aécio Neves e nenhum para Dilma. Até parece a seção de cartas da revista Veja, onde nunca aparece nenhuma carta favorável ao governo.

Dilma chegando
O Governo Federal autorizou empenho e transferência de recursos na ordem de R$ 3,4 milhões para ações de defesa civil em Natal, no restabelecimento de serviços essenciais em Mãe Luíza, em obras provisórias de saneamento, abastecimento de água, aluguéis de imóveis para os atingidos, dentre outros. O empenho foi publicado na edição desta sexta-feira 18, do Diário Oficial da União (DOU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário